A imposição do deputado Inocêncio Oliveira (PR) em barrar a dobradinha entre os deputados Sebastião Oliveira (PR) e Augusto César (PTB) em 2014 (veja aqui), reacende uma velha briga entre Inocêncio e César, que aparentava ser coisa do passado. Parece que, o que houve mesmo, foi apenas uma trégua em função do calendário eleitoral do ano passado, quando “Sebá” saiu candidato com apoio de uma grande frente de coalizão, que uniu diversas correntes historicamente opostas.

A disputa entre Inocêncio e Augusto vem desde os anos 90 e chegou ao auge quando o deputado petebista assumiu, pela primeira vez, a Prefeitura de Serra Talhada em 1993. Na época, em plena estiagem, Inocêncio chegou a brecar verbas para a Capital do Xaxado admitindo, que caso fossem liberadas, poderia beneficiar seu adversário político.

Veja também:   "O futuro do Brasil está em jogo": com 16 candidaturas, MST põe peso inédito na eleição

O troco de Augusto César veio nas eleições de 1998, após o deputado ter sido um dos protagonistas do chamado “escândalo do pão”, quando 17 militantes do então Partido da Frente Liberal (PFL), liderado por Inocêncio Oliveira, foram flagrados distribuindo dinheiro dentro de massas de pães.

No ano passado houve um grande jogo de aparências. Era visível o desconforto dos deputados, juntos, no mesmo palanque. Não havia troca de elogios, mas cenas de respeito público. Agora, com esta decisão, Inocêncio não só reacende a briga como coloca Augusto César em maus lençóis. Inocêncio se atreve a repetir que não quer mais nada com política, mas parece que não quer sair dela antes de deitar uma “pá de cal” no ex-desafeto.

Veja também:   Política: MPE impugna 414 candidaturas; 198 com base na Lei da Ficha Limpa

Sem o apoio de Sebastião Oliveira para as próximas eleições, a situação de Augusto César é no mínimo delicada. Com o grupo reduzidíssimo em Serra Talhada, e quase isolado, o petebista pode acabar trabalhando para realizar uma disputa solo em 2014, ou seja, sem nenhum parceiro de chapa para fazer dobradinha.