Da Revista Forum

A vacina russa contra o coronavírus parece mesmo estar na dianteira da corrida pela vacina que poderia colocar fim à pandemia do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, o país já concluiu a etapa de desenvolvimento do medicamento, e iniciou a fase de produção das doses em grande escala.

Segundo o vice-ministro da Defesa da Rússia, Ruslan Tsalikov, em entrevista para a agência de notícias cubana Prensa Latina, “as considerações finais dos resultados das investigações já foram feitas por especialistas do Centro Nacional Gamalei” (responsável pelo desenvolvimento do projeto).

Tsalikov também assegurou que todos os militares já receberam doses da vacina, não somente os cerca de 5 mil que serviram como voluntários para os estudos. “A prova de que a vacina já está pronta é o fato de que todo o nosso contingente militar já está imunizado contra a covid-19”, afirmou o porta-voz.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

Por sua parte, o presidente do Fundo Russo de Investimento Direto, Kiril Dmitriev, aumentou a aposta sobre o tamanho da produção russa da vacina.

Dmitriev explica que a vacina estará disponível no sistema de saúde do país em meados de agosto, e que a partir de setembro o país já terá doses disponíveis para vender a outras nações interessadas. Até a semana passada, ele dizia que a produção poderia chegar a até 30 milhões de doses até dezembro de 2020, mas agora conta que está estudando como aumentar essa cifra, devido à demanda.

“Temos recebido muitas sondagens, e por isso estamos estudando elevar a produção para entre 40 ou 50 milhões de doses até o final do ano”, projetou o diretor do fundo russo.