Do G1

O governo da Rússia afirmou nesta sexta-feira (30) que há falta de médicos no país em decorrência de uma alta de casos de Covid-19.

Desde o começo da pandemia, 1,6 milhão de pessoas na Rússia foram infectadas pelo coronavírus. Dessas, 27,6 mil morreram.

Medidas para conter falta de materiais médicos

Em outros países da Europa, há a possibilidade de falta de equipamentos e acessórios médicos. Na quarta-feira, a Comissão Europeia propôs novas isenções de impostos e medidas comerciais para manter o fornecimento.

Para evitar o risco de falta de equipamentos, a comissão fez uma aquisição conjunta de material para inocular as pessoas, como seringas e desinfetantes.

Veja também:   Maior 'Superlua' de 2019 iluminará céu neste mês

Além disso, prorrogou para abril a suspensão de taxas e impostos de circulação de mercadoria de importações de material médico.

Os países da União Europeia poderão isentar de impostos os testes de Covid-19 e também vacinas.

Novas restrições em países europeus

Os governos da França e da Alemanha impuseram novas restrições para conter a alta de infecções de coronavírus, mas outros países da Europa, como o Reino Unido, ainda não adotaram as medidas.

A nova onda de casos fez com que a Europa voltasse a ser o foco da pandemia de Covid-19.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), metade das novas infecções nos últimos sete dias aconteceram na Europa.

Veja também:   Leitor reclama de serviços de agência bancária em ST

Reino Unido

A gestão de Boris Johnson no Reino Unido evitou um “lockdown” mais severo e optou por um sistema de controle somente em áreas mais afetadas.

Um estudo do Imperial College, de Londres, aponta que o número de casos dobra a cada nove dias. O país é um dos que têm os mais altos números de mortos entre os europeus.

As medidas de contenção na Alemanha e França não incluem o fechamento de escola. A maior parte das empresas também seguirá em funcionamento.

No entanto, bares, restaurantes, cinemas foram restringidos.

Alemanha

Angela Merkel, a chanceler alemã, disse que o governo dela agiu rapidamente para evitar que as unidades de tratamento intensivo fiquem sobrecarregadas.

Veja também:   Em luta contra o narcotráfico, Macri permite abatimento de aviões

“Estamos em uma situação dramática no começo da estação de frio. Isso afeta a todos, sem exceção”, disse ela. As medidas que ela determinou são necessárias e proporcionais, afirmou.

Espanha

A Catalunha, uma região da Espanha, anunciou na quinta-feira (29) que vai fechar seu território pelos próximos 15 dias. A província é a segunda em número de mortes e casos no país.

As autoridades afirmam que também vão fechar os cinemas e teatros, assim como bares e restaurantes.

A ideia é poupar o sistema de saúde, que não pode receber um número muito maior de paciente.