petroleoNesta terça-feira (16), a Arábia Saudita e a Rússia – dois maiores produtores de petróleo do mundo – fecharam acordo para congelar a produção da commodity no nível de janeiro. O acordo condiciona o congelamento ao compromisso dos demais países produtores. Representantes dos dois países participaram de uma reunião juntamente com Qatar e Venezuela, e avaliaram que manter o patamar produtivo de janeiro é o mais adequado para manter a demanda dos consumidores e, assim, conter a derrubada dos preços do barril. Logo após o anúncio, o barril do Brent subia 2,4% em Londres, para US$ 34,20.

A Arábia Saudita produziu 10,2 milhões de barris por dia em janeiro, segundo a Agência Internacional de Energia. Já a Rússia produziu quase 10,9 milhões de barris diários no mesmo mês. O ministro de Energia do Qatar e presidente de turno da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad bin Saleh al-Sada, afirmou que o país vai monitorar o acordo de congelamento da produção.

Nas últimas semanas, o ministro do Petróleo da Venezuela, Eulogio Del Pino, tem visitado os principais países produtores, divulgando a ideia de congelamento do nível de produção para evitar a queda nos preços no petróleo. Nos últimos meses, devido ao crescimento na produção, o barril caiu mais de 70% em comparação ao pico registrado em junho de 2014

Mohammad bin Saleh al-Sada adiantou esperar que os outros países produtores de petróleo, sejam ou não membros da Opep, apliquem a mesma iniciativa. O ministro anunciou que liderará uma ronda de contatos com outros países como o Irã e o Iraque.

Do Jornal do Brasil