Do Diario de Pernambuco 
Segundo reportagem publicada ontem (6) pela agência Bloomberg, foi citado que suas fontes disseram que hackers supostamente relacionados com a Rússia hackearam na semana passada os computadores do Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês) norte-americano. De acordo com a mídia, os cibercriminosos teriam invadido o RNC por meio do prestador de serviços informáticos do Comitê, a Synnex Corp.
No entanto, nesta quarta-feira (7), a embaixada russa nos Estados Unidos classificou a notícia da Bloomberg de que alegados “hackers do governo russo” tinham atacado o sistema informático do Comitê Nacional Republicano foi “fabricado”. “Rejeitamos vigorosamente. Enfatizamos que o próprio partido negou o fato de ataque cibernético. Não há qualquer evidência de que tenha ocorrido um ataque”, comunicou a embaixada.
A embaixada da Rússia ainda apelou aos jornalistas para não se esquecerem da ética profissional e pararem de fazer acusações injustas. Os diplomatas russos também destacaram que os líderes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Joe Biden, concordaram durante a cúpula de Genebra resgatar o diálogo na área da segurança cibernética. “Estamos confiantes de que a discussão profissional de todas as questões relacionadas com a ciberesfera permitirá que os especialistas trabalhem em conjunto para melhorar a segurança da infraestrutura de informação dos nossos países. Alegações baseadas em relatos de fontes anônimas só dificultam esse trabalho”, acrescentou a embaixada.
Além disso, o próprio Comitê Nacional Republicano negou as denúncias e o representante do partido declarou que os hackers não conseguiram obter quaisquer dados. O chefe de gabinete do RNC, Richard Walters, afirmou que, ao receber um sinal de invasão do provedor Synnex, o acesso de todas as suas contas ao serviço de nuvem dos republicanos foi imediatamente bloqueado.