Do Portal Terra

Rússia testou com sucesso um míssil balístico intercontinental no cosmódromo de Plesetsk, no noroeste do país, anunciou nesta quarta-feira (6) o Ministério da Defesa.

Segundo o governo, um projétil RS-24 Yars equipado com múltiplas ogivas percorreu um trajeto de 6 mil quilômetros. “O lançamento tinha como objetivo confirmar a capacidade do sistema balístico”, disse o ministério.

O RS-24 é movido por propulsantes sólidos e capaz de atingir vários alvos ao mesmo tempo. O míssil foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Termal de Moscou e testado pela primeira vez em 2007.

Segundo os Estados Unidos, o armamento viola o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start), assinado em 31 de julho de 1991, mas a Rússia alega que é apenas uma atualização de um sistema anterior, o Topol-M. Além disso, Moscou afirma que o projétil é uma resposta ao escudo antimísseis que os EUA pretendem construir na Europa.

Veja também:   Ponte desaba em Baltimore após colisão de navio

No início deste mês, o governo de Donald Trump rompeu um histórico tratado de não-proliferação nuclear com Moscou, gerando temores de uma nova corrida armamentista aos moldes da Guerra Fria.