O perfil de ST no 1º censo demográfico em 1872

A foto é da Igreja do Rosário dos Pretos, o marco zero de Serra Talhada, durante a década de 1950.

Publicado às 11h55 desta sexta-feira (13)

O Farol de Notícias começa a publicar a partir de hoje uma série de reportagens sobre algumas edições do censos demográficos já realizados no país. Alguns desses levantamentos registraram detalhes e curiosidades sobre a segunda cidade mais importante do Sertão pernambucano. 

A primeira abordagem é sobre o censo demográfico de 1872, que é considerado o primeiro, desta natureza, realizado no Brasil. Segundo o censo daquele ano, a então Villa Bella, sede da freguesia de Nossa Senhora da Penha, e atual Serra Talhada, possuía 5.548 mil habitantes. 

2.760 mil pessoas foram declaradas brancas; os demais foram registrados como pardos (2.254 mil); pretos (498); e caboclos (36). Infelizmente a pesquisa não registrou a existência de índios, um triste sinal de que o processo de povoamento deve ter contribuído para o extermínio dos povos originários no município.

Ainda segundo o censo, Villa Bella possuía 780 escravos; destes, 431 eram pardos e 349 eram negros. Segundo alguns pesquisadores, o censo de 1872 não atingiu a maioria da população brasileira, principalmente os negros, que em sua maioria viviam escravizados nas senzalas ou abrigados em quilombos.