Serra Talhada recebe, no dia 21 de novembro, a quarta edição do Samba do Zé Pretinho, encontro que celebra a fé, a ancestralidade e a resistência das tradições religiosas de matriz africana.
Organizado por Leonardo Eduardo dos Santos, o evento é gratuito e reúne juremeiros, pais e mães de santo de Serra Talhada e de diversas cidades pernambucanas, como Salgueiro, Petrolina, Recife e Caruaru, além de participantes de outros municípios da região.
Mais do que uma celebração religiosa, o encontro representa um espaço de valorização da Jurema Sagrada e fortalecimento dos laços entre seus praticantes. A programação também busca ampliar o debate sobre a intolerância religiosa e reafirmar a importância da preservação dessa tradição como patrimônio cultural vivo.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
“São momentos para honrar a Jurema e a ancestralidade, fortalecendo os laços entre os praticantes. O evento foca em combater a intolerância religiosa, reafirmando a importância da Jurema como um patrimônio cultural vivo. É um momento de fé, louvação e comemoração entre os Juremeiros e demais praticantes da religião”, destacou Leonardo.
Segundo a organização, a proposta é reunir diferentes comunidades em uma celebração de união e resistência, levando a cultura e a religiosidade da Jurema a um público cada vez maior.
A 4ª edição do Samba do Zé Pretinho será realizada no sábado, 21 de novembro, a partir das 19h, no Espaço José Alves, localizado por trás do Posto 411, no bairro IPSEP, em Serra Talhada.
