Publicado às 1830 desta sexta-feira (7)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com sede em Serra Talhada, celebra 1 ano de atividade e um quantitativo de vidas salvas da região em mais de 2 mil pacientes atendidos na região. Balanço divulgado pela Prefeitura de Serra Talhada, somente na sede, foram atendidos 1.405 pacientes pela Unidade de Suporte Básico e 808 pacientes pela Unidade de Suporte Avançado.
No entanto, o serviço invariavelmente tem se tornado alvo de denúncias por questões administrativas e financeiras que precarizam as condições de trabalho dos profissionais. Em contato com o Farol de Notícias, um dos colaboradores, pedindo anonimato, enfatizou as questões estruturais que o Samu ainda enfrenta.
“Hoje o Samu na nossa região completa um ano de funcionamento. E ao invés de melhorar as coisas, ao contrário, estão indo de ladeira abaixo. Salários atrasando todos os meses, ambulâncias sucateadas, tendo que ser trocada quase sempre, e agora estão cortando uma das alimentações do pessoal da noite. São muitos atendimentos, muitas vidas salvas, e indo de encontro a tanta coisa boa”, desabafou o servidor.