Alunos da rede municipal de ensino em Santa Cruz da Baixa Verde participaram do Sistema de Avaliação da Educação em Pernambuco (Saepe) esta semana. Na rede municipal de ensino foram avaliados alunos do nível Fundamental, na escola da sede Otacílio Carlos de Alencar, distrito de Jatiúca, Artur Viana Ribeiro, e escolas da zona rural.

A secretaria de Educação em parceria com a prefeitura ofereceu aos alunos lápis com borracha para fazerem a avaliação e chocolate para ativar a memória, além de assistência e dedicação dos aplicadores e coordenadores das provas.

“Foi um trabalho de muita transparência, compromisso e dedicação. A acolhida e motivação  foram requisitos fundamentais para despertar o gosto do aluno em resolver as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática”, comentou a secretária de Educação, Sônia Melo.

Os principais objetivos do SAEPE são:

–     Produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.

–     Monitorar o desempenho dos estudantes ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola, possibilitando a implementação de medidas corretivas, quando necessário.

–     Contribuir diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação.

–     Associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola.

–     Compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.