O município de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, realizou nessa sexta-feira (6) a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com uma grande participação popular e envolveu profissionais da área de saúde, além de conselheiros municipais, secretários de governo e a sociedade no geral.

Três mesas foram formadas com temas específicos: “Acolhimento com qualidade e equidade, um desafio para o SUS”.  “Promoção à Saúde como uma das estratégias para melhoria da qualidade de vida” e  “Fortalecer as ações preventivas da atenção básica de saúde.”

Para a secretária de Saúde, Verlaine Nogueira, a conferência avaliou a situação da saúde e ajudou a criar um cronograma de trabalho para os próximos anos.

“Essa Conferência Municipal nos ajudou a avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde para os próximos 4 anos”, disse a secretária, arrematando: “Portanto, é neste momento que devemos fortalecer a participação popular e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou Verlaine Nogueira.

Na conferência municipal também foram escolhidos os delegados que irão representar o município na conferência estadual, em Recife.