santa cruz“A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz da Baixa Verde vem prestar esclarecimentos a população no que diz respeito as informações quanto aos casos de meningite no município.

Em 2013 tivemos 1 caso de meningite viral no sítio São Gonçalo, onde a pessoa realizou tratamento e o desfecho foi a cura. Em 2014 tivemos até o momento 1 caso da doença no sítio Mundo Novo, onde a paciente foi a óbito no Recife, através do laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Portanto, foi concluído que a causa foi meningite bacteriana por H. Influenzae . O caso recente no sítio Serra Baixa, onde foi diagnosticado através do quadro clínico da paciente e não através de exames, como meningitemeningocócica.

Informamos que nos três casos a secretaria de saúde realizou todas as ações necessárias e cabíveis, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, foi realizado quimioprofilaxia nos contactantes com indicação para tal e orientações à comunidade. No que diz respeito a bloqueio com vacinas o programa nacional de imunização (PNI), não indica bloqueio nesse caso, uma vez que se trata de doença bacteriana.

Reforçamos ainda que a meningite é uma doença infecto contagiosa, cujo contágio se dá através das gotículas de saliva e contato direto com secreções da pessoa infectada.

Diante dessa situação esclarecemos que não se trata de epidemia e sim de casos isolados da doença”.

Atenciosamente,

Verlaine Souza, Secretária de Saúde