inclusãoA Secretaria de Educação de Santa Cruz da Baixa Verde realizou um seminário para capacitação dos professores da rede municipal de ensino. A capacitação que teve como tema “Juntos por uma prática inclusa”, aconteceu no período de 22 a 25 de abril, na escola Arthur Viana Ribeiro.

Entre os temas abordados nesse seminário, transtornos do expectro do autismo, deficiência visual com leitura em braile, destacando mitos e preconceitos, surdez com foco nas línguas no contexto da educação de surdos, etc.

A Professora e diretora adjunto da escola Arthur Viana Ribeiro, Hildete Melo, participou do curso e aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação.

“Foi muito bom e está de parabéns a Secretaria de Educação. Durante este encontro recebemos muitas informações importantes que serão de grande utilidade para o trabalho escolar, pois aprendemos a agir da forma correta com os alunos especiais, que precisam da inclusão e de serem cuidados por pessoas qualificadas”, disse a professora destacando.  “Foi um grande marco na educação municipal, os professores foram bem acolhidos, recepcionados e obtiveram muito conhecimento”.

O prefeito Dr. Tássio Bezerra falou sobre discriminação, limitações e da importância de se oferecer educação de qualidade com inclusão.

“Existiu uma época em que os alunos especiais estudavam em uma sala separada, e isso não era legal, porque era uma discriminação. Mas, felizmente, tudo mudou: hoje, todos convivem juntos. E ter alguma limitação não é uma barreira, sou defensor da educação de qualidade e inclusiva para todos, independentemente de raça, idade, posição social, enfim.” finalizou Tássio Bezerra.