Os médicos da Fundação Altino Ventura (FAV), centro de excelência no tratamento de olhos no estado, estiveram nos dias 15 e 16 deste mês no município de Santa Cruz da Baixa Verde numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceu gratuitamente dezenas de consultas oftalmológicas à população mais carente. A secretária de Saúde Verlaine Nogueira comemorou a iniciativa de trabalho em conjunto com a FAV e disse que a prefeitura dará o suporte necessário aos pacientes durante o tratamento.

“Temos que comemorar essa parceria, pois estes pacientes provavelmente teriam que se sacrificar para serem atendidos na rede particular. Por isso fizemos questão de firmar essa parceria com a FAV e vamos agora dar todo suporte necessário para que os pacientes diagnosticados com algum tipo de patologia ocular possam se tratar com dignidade”, disse. Cerca de 200 consultas foram realizadas nos dois dias de atendimento.

A segunda etapa do projeto consiste na disponibilidade, pela Secretaria Municipal de Saúde, dos seguintes exames: parecer cardiológico; hemograma completo; glicemia; VDRL, TC, TS e sumário de urina. “Esses exames são todos solicitados pelo médico oftalmologista que realizou o atendimento às famílias carentes”, frisou Verlaine Nogueira.

A terceira etapa será das cirurgias, que devem acontecer no mês de outubro. Em relação aos pacientes diagnosticados com outro tipo de patologia ocular, será realizado o tratamento na sede da FAV em Recife, onde as consultas serão marcadas por pela Secretaria Municipal de Saúde.

“E será de acordo com data estabelecida pelo setor de marcação da Fundação. Nós nos comprometemos a disponibilizar a essas pessoas, transporte, casa de apoio e alimentação”, detalhou a secretária de saúde Verlaine Nogueira.

 (Da Assessoria)