Santa CruzA secretaria de saúde do município de Santa Cruz da Baixa Verde, realizou nesta quinta feira (05), audiência pública para a prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde. A prestação refere-se ao segundo quadrimestre deste ano e aconteceu no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. A população compareceu ao evento e acompanhou atentamente o detalhamento dos investimentos na área da saúde no município.

“É fundamental ter a consciência do quão importante é compreender o orçamento público em nossas vidas, levando em consideração que é através deste, que os representantes políticos irão evidenciar a situação da política econômica-financeira e sua aplicabilidade no município”, disse Bruna Aquino cobrando a participação popular.

O prefeito Tássio Bezerra ratificou a importância da audiência. “Esse é um momento muito importante, momento em que o prefeito junto com a secretária, mostra a população o que estão fazendo com o dinheiro público. Então fico muito satisfeito em poder fazer a prestação de contas e mais satisfeito ainda em poder ver a população participando”.

Durante o evento o contador público, Jefferson Alexandre, explicou através de citações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de demonstrativos contábeis, a situação que se encontra o quadro financeiro do Fundo Municipal de Saúde (FMS) nesses últimos dois quadrimestres (janeiro a agosto de 2015), destacando a importância da transparência na gestão pública.

O governo comemorou os números que indicam que a secretaria de Saúde está aplicando um pouco mais do que o minimo exigido por lei em prol da saúde da população santa-cruzense. Indicadores apresentados a população mostraram que mais de 13 mil consultas médicas foram realizadas, 22.385 procedimentos odontológicos, 19.862 exames laboratoriais, 3.912 visitas domiciliares de médicos e enfermeiros, além de 68 cirurgias eletivas e quase 700 ultrassonografias.

“Os indicadores demonstram o trabalho positivo de toda a equipe, pois mesmo diante da crise que estamos vivenciando os dados comprovam que a saúde no nosso município continua melhorando a cada dia. Contudo, essa transparência, responsabilidade social e respeito ao cidadão, fortalece o compromisso do governo municipal com todos os munícipes de Santa Cruz”, avaliou a secretária de saúde Verlaine Nogueira.