Representante do governo federal, o Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), que o escândalo com a venda de carnes estragadas e contaminadas pelos principais frigoríficos do país “não é um fato cotidiano, são fatos isolados” e que “a população tem que estar atenta para coisas anormais” nos produtos em prateleiras de supermercados.

Novacki recorreu ao número de servidores públicos envolvidos num universo de 11 mil funcionários no Ministério da Agricultura. “Desvios acontecem, não posso penalizar todo um sistema. Todas as instituições passam por problemas de conduta de seus servidores. Mas foram 33 servidores que agiram de forma incorreta num universo de 11 mil servidores do Ministério da Agricultura”, ressaltou.

Veja também:   PRF recupera três veículos em PE em um dia; um na BR-232

Questionado sobre os riscos à população, o representante do Ministério da Agricultura garantiu que “os riscos são muito pequenos”. Segundo ele, são 21 estabelecimentos de quatro grupos econômicos sob suspeita de fraudes no escopo de mais de 4800 estabelecimentos em todo o Brasil. “De forma clara e contundente, eu afirmo que não representa a maioria”, afirmou Eumar Novacki, acrescentando que uma força-tarefa fará um levantamento em território nacional sobre os estabelecimentos com problemas no prazo de aproximadamente 15 dias.

Do Jornal do Brasil