rio são franciscoOs moradores do município cearense de Jati voltam a receber, nesta sexta-feira (9), a Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ação tem o objetivo de levar informações sobre a obra e seus diversos aspectos aos moradores do semiárido nordestino. Essa é a segunda vez que a Comunicação Itinerante ocorre na cidade. O município de Cabrobó (PE) também já participou da segunda fase.

A Comunicação Itinerante percorrerá ainda outras cidades da Região Nordeste até o mês de agosto. Serão beneficiadas as seguintes regiões no Estado do Ceará: Penaforte, Mauriti, Barro, Brejo Santo; na Paraíba: São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras, Monteiro; e em Pernambuco: Verdejante, Salgueiro, Sertânia, Betânia, Petrolândia, Floresta e Custódia.

Ao todo, mais de cinco mil pessoas já participaram da ação nos Estados em que a obra está localizada. A Comunicação Itinerante também busca levar atividades e palestras que abordam temas relevantes, sobretudo para população local, como o uso racional de água. O espaço funciona em uma tenda montada no ponto central da área urbana de cada município. O ambiente é organizado com cadeiras, mesas, painéis e banners.

A Comunicação Itinerante é uma ferramenta utilizada pelo Programa de Comunicação Social para ampliar o acesso de informações sobre o empreendimento à população e faz parte de um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) que estão em implantação paralelamente a execução das obras São Francisco.

Além levar informação por meio da Comunicação Itinerante, o Ministério também tem implantado três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS), em pontos estratégicos do semiárido: Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE). Os centros são espaços abertos para visitação do público interessado no Projeto. Desde 2009, os espaços já receberam mais de 13 mil pessoas.