Saque-aniversário do FGTS poderá mudar

Foto: Jeane de Oliveira / pronatec.pro.br

Por PronaTEC Notícias

O Saque-Aniversário é definitivamente uma das modalidades mais recentes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Criada em 2019 durante o primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Saque-Aniversário foi divulgado como antecipação de um alívio financeiro para os trabalhadores do Brasil.

Entretanto, qualquer cotista que decidisse optar por utilizar esta modalidade iria ficar por um período de 2 anos sem acessar o Saque Rescisão. Sendo assim, caso este sofresse demissão dentro desta janela, ele não poderia contar com o seu saldo do FGTS.

Veja também:   Serra registra mais um vazamento de gás em lanchonete

Contudo, parece que esta regra está prestes a sofrer alteração. De acordo com Luiz Marinho, atual ministro do Trabalho, o governo está trabalhando em um Projeto de Lei (PL) que diz respeito à esta modalidade de saque. Segundo o ministro, a intenção é permitir que o Saque Rescisão do FGTS possa ser acessado mesmo após o uso do Saque-Aniversário. Todavia, Marinho indicou que a preferência realmente seria eliminar de vez a modalidade. O que não deve acontecer, por conta da resposta negativa da população.

Veja também:   Trigêmeos perdem mãe, pai, avó e tia em 6 meses