consulta 6

Fotos: Alejandro García/Farol de Notícias

Após matéria veiculada neste FAROL, no último dia 25, mostrando o caos e o tumulto na Central de Regulação de Consultas de Serra Talhada, o secretário de Saúde, Luiz Aureliano, encontrou uma maneira que, segundo ele, vai acabar com as filas quilométricas que já se tornaram rotina no atendimento. A saída foi pensar estender as marcações, em todo o dia 25 de cada mês, também na madrugada. Em entrevista a uma rádio local, nesta sexta-feira (27), admitiu a alta demanda, mas culpou os usuários pela superlotação.

“As cotas para exames e consultas com especialistas elas acontecem o mês inteiro, e a gente abre a cota do mês subsequente a partir do dia 25 de cada mês. Mas pessoas vão na sofreguidão, inicialmente com medo de perder essas vagas. Infelizmente é um hábito, uma cultura que as pessoas tem em chegar no dia 25, querem chegar primeiro, com esse medo. Mas, partir do dia 25 de julho, quando as pessoas chegarem vamos dar um expediente corujão”, declarou o secretário.

Pela estratégia, a Central de Regulação irá abrir a partir de meia-noite e todos funcionários farão um turno extra. “Nesse dia 25 iremos chegar à meia-noite. Quando chegar de manhã, não teremos aquela agonia, aquele tumulto, e assim esperamos que o problema seja resolvido”, disse Aureliano Carvalho, afirmando que a decisão foi encarada com bons olhos pelo prefeito Luciano Duque.

Apesar da saída encontrada, a prefeitura não leva em consideração o uso da tecnologia para facilitar as consultas. Outro ponto preocupante é a questão da segurança de quem vai se deslocar, na madrugada, da periferia para o centro de Serra Talhada.

SECRETÁRIO DE SAÚDE, LUIZ AURELIANO, PERCORREU A CENTRAL DE REGULAÇÃO SOB O OLHAR ATENTO DOS USUÁRIOS; SENTIMENTO DE REVOLTA PROVOCOU TUMULTO
SECRETÁRIO DE SAÚDE, LUIZ AURELIANO, PERCORREU A CENTRAL DE REGULAÇÃO SOB O OLHAR ATENTO DOS USUÁRIOS; SENTIMENTO DE REVOLTA PROVOCOU TUMULTO

consulta 3

consulta 4

consulta 2

consulta