Duque inauguraçãoAlertando que está cumprindo cobranças da oposição durante a campanha eleitoral de 2012, o prefeito Luciano Duque (PT) disse que fechará o mandato em 2016 atingindo 100% do território de Serra Talhada com atendimento básico de saúde. Durante entrevista à rádio Lider do Vale FM, o gestor elencou os locais onde cinco novas UBS’s serão construídas e adiantou que as obras estão previstas para iniciar em dois meses. Segundo o gestor, serão investidos nestas unidades cerca de R$ 2 milhões. Demonstrando otimismo, apesar de reconhecer que o governo enfrenta dificuldades, o petista garantiu que a saúde será uma das áreas mais beneficiadas em sua gestão.

“Nós liberamos a construção de cinco novas unidades. A Caxixola receberá uma nova unidade básica de saúde, a Cohab terá sua terceira unidade básica, Bom Jesus I, que funciona em casa alugada, também estamos construindo agora, o Mutirão II terá uma equipe maior para atender toda aquela região do bairro Universitário, Mutirão e o bairro Nossa Senhora de Fátima e a unidade do Centro II, que nós já estamos concluindo além da UBS do Centro I lá na Lagoa… Ou seja, são investimento da ordem de mais de R$ 2 milhões nessas unidades”, disse Duque, complementando:

“Como também estamos cuidando da reforma e ampliação do posto de Serrinha (Poço da Cerca) e do Centro de Saúde Municipal. São avanços importantes visto que já entregamos a ampliação da unidade de Água Branca e Caiçarinha… Em setembro vamos inaugurar a unidade básica de Santa Rita, a unidade básica de Bernardo Vieira e também a do bairro Malhada… Dessa forma vamos fechar em 100% de cobertura da saúde familiar atendendo inclusive uma cobrança da oposição que, na época da campanha, dizia que não tivemos a capacidade de atender 100% do território”.

O prefeito garantiu ainda que conseguiu por um fim no drama de muitas pessoas que passavam a madrugada para marcar um exame junto à Secretaria de Saúde. “Você veja que hoje já acabou aquela briga de até meia noite gente indo lá atrás de exames e consultas, apesar da crise que estamos vivendo. A gente vai identificar as áreas para construção dessas UBS’s, vamos abrir a licitação para começar a construir e isso vai levar mais ou menos uns dois meses”, cogitou.