A Prefeitura de Serra Talhada vem aplicando o agrotóxico Roundup em alguns bairros da cidade, que pode causar cerca de 25 doenças ao ser humano. Inclusive, o câncer. O alerta parte do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).
Em contato com o FAROL, o órgão disse que flagrou um servidor da prefeitura aplicando o herbicida nos meios fios de algumas ruas da Capital do Xaxado, o que pode prejudicar a saúde dos moradores.
De acordo com pesquisas, o Roundup possui uma toxicidade aguda maior que o glifosato puro, testado em laboratório pelas principais agências regulatórias do produto nos EUA. O surfatante presente no Roundup está contaminado con 1-4 dioxano, um agente causador de câncer em animais e potencialmente causador de danos ao fígado e aos rins de seres humanos.
PROVIDÊNCIAS
Na manhã desta sexta-feira (10) fiscais do Crea procuraram a Secretaria de Serviços Públicos e exigiram a suspensão do trabalho de borrifação, uma vez que estava sendo feita de forma irregular. Sem receituário agronômico e sem a presença de um engenheiro agrônomo.
De acordo com o órgão, o agrotóxico que está sendo utilizado no combate às muriçocas também foi aplicado de maneira errada e sem a devida proteção aos servidores que executam o trabalho.
Segundo informações do Crea, o veneno, que foi aplicado na Praça Barão do Pajeú, só poderia ter sido colocado a noite, na posição contravento e sem a presença de pessoas no entorno. “É para evitar a contaminação porque é um agente muito prejudicial”, confirmou um fiscal do Crea.
O OUTRO LADO
O FAROL entrou em contato, por telefone, com o secretário Serviços Públicos, Márcio Oliveira. Após várias tentativas, não obtivemos retorno.
4 comentários em Saúde: Crea alerta PMST para o uso de agrotóxico nocivo ao ser humano nas ruas de ST