Medicamentos

Após uma queda preocupante no estoque de produtos da Farmácia de Medicamentos Excepcionais em Serra Talhada, devido problemas envolvendo falta de repasses públicos para as fornecedoras, a situação na unidade começou a se normalizar. Quem anuncia é o coordenador do estabelecimento, Guilherme Rufino (foto). Em contato com o FAROL, nesta segunda-feira (14), o farmacêutico disse que já estão acessíveis a pacientes os medicamentos Tacrolimo, Micofenolato de Sódio, Everolimo e Prednisona.

Rufino explica que esses medicamentos são oriundos de repasse do Governo Federal e que não faltaram só em Serra Talhada, mais em todo o Brasil. “Houve atraso do repasse de recursos por parte do Ministério da Saúde aos estados e municípios num montante total de cerca R$ 2,6 bilhões, o que implica em dificuldades na execução de ações e de serviços de saúde em todo o país”, comentou o farmacêutico, ratificando: “Não medimos esforços para a chegada desses e outros medicamentos na unidade, muitos estavam ao aguardo do repasse do governo Federal e que estão normalizados para com os pacientes”.

Veja também:   Sebastião diz que Faeca pode tirar o 'jumento do sol' ao descartar aliança com Duque em 2016

Guilherme Rufino esclarece ainda que o atraso atingiu o pagamento dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares do SUS e a aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica afetando, principalmente, pacientes com doenças de Parkinson, Alzheimer e renais crônicos. O coordenador da Farmácia de Medicamentos Excepcionais garante que, com a desobstrução de verbas, a previsão é que até o dia 20 deste mês o estoque esteja normalizado completamente.