Teve início nesta segunda-feira (2) na praça Sérgio Magalhães, em Serra Talhada, o projeto Fisioterapia Ação e Saúde realizado por alunos e professores do curso de fisioterapia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS). O objetivo desse trabalho é avaliar o perfil epidemiológico de adultos e idosos do município de Serra Talhada e região. Teve início às 9h00 e encerrou às 16h oferecendo teste de IMC (Índice de Massa Corporal), medição de pressão arterial, massagem relaxante, apuncultura, limpeza de pele, entre outros.

“A ideia é trazer para a população informações referentes a medidas indiretas de sua saúde, como percentual de gordura, pressão arterial, glicemia, entre outras avaliações que vão mostrar para a população o risco que ela tem de desenvolver algumas doenças como infarto, derrame, Alzheimer, que estão relacionadas à composição corporal”, explicou Vinícius Machado, professor da FIS do curso de Fisioterapia das disciplinas de Eletroterapia e Fisiologia do Exercício, o principal idealizador do projeto.

O projeto conta, ainda, com apoio estrutural das secretarias de Saúde e de Educação do município. A estudante do 3º período de Fisioterapia, Ellayne Laryssa, de 17 anos, achou o momento oportuno e importante, enquanto estudante e futura profissional da área.

“Aqui temos a possibilidade de interagir de forma prática com a população de Serra Talhada, já que vamos trabalhar com e para a sociedade”, finalizou a estudante.

fis

fis 2

fis 3

fis 4