Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues / Manu Silva

Publicado às 04h27 desta quinta-feira (14)

Quem foi até a Academia das Cidades do Ipsep para se exercitar no início da noite dessa quarta-feira (13) foi surpreendido por um colorido especial. Os estudantes de Medicina da UPE, campus Serra Talhada, trouxeram o arco-íris para a praça junto com a ação social do IFMSA Brazil, Eu Vejo Suas Cores.

Divididos em duplas, os futuros médicos se uniram a estudantes de outros cursos de saúde da cidade, como Odontologia e Fisioterapia, abordaram as pessoas com cartazes e um leque de informações para divulgar sobre saúde LGBTQI+ e combate ao preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, Intersexo e os demais sujeitos que se sentem representados pela sigla.

Ao Farol de Notícias, um dos organizadores do evento e presidente do IFMSA Brazil, Pedro Quirino, comemorou o marco de representatividade dos estudantes e da ação na Pracinha do Ipsep. “Vimos que a população ainda é um pouco relutante ao tema, mas pararam para nos escutar, leram os cartazes e refletiram com a gente as mensagens de preconceito que são veiculadas. Responderam também ao questionário que servirá de base de dados para nossas pesquisas e estamos muito satisfeitos com a ação”, enfatizou.

Motivados por músicas hino, profissionais da Secretaria de Saúde – CTA-COAS e a XI Geres realizaram testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatite B e C com o público, que também puderam conversar, tirar dúvidas e saber mais sobre a prevenção das Insta com o médico Alexandre Lima. A população também recebeu água mineral para se hidratar contra o calor. As crianças que brincavam no entorno aproveitaram a música, os balões, adesivos e o colorido para brincar na espaço.

Após os momentos de diálogo com a população, os estudantes do IFMSA e seus parceiros se reuniram no centro da praça e acenderam velas em torno da bandeira LGBTQI+ em um ato emocionante e reflexivo em prol de todos os LGBTs que foram mortos e vítimas de violência no país.