A Secretaria de Saúde de Serra Talhada registrou o primeiro caso de dengue tipo 4 no município. O caso foi diagnosticado numa mulher de 52 anos, do bairro do São Cristóvão e, segundo informa a Secretaria, o isolamento do vírus já foi realizado pelas equipes de fiscalização.

Segundo dados do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano, a Capital do Xaxado atingiu uma marca de 5,6% no índice de infestação por Dengue. De acordo com o LIRAa, esse percentual deixa a cidade numa situação de alto risco para surto ou epidemia da doença.

“No dia 03 de fevereiro de 2012 a equipe de vigilância em saúde do município realizou investigação epidemiológica do caso confirmado com DEN 4 no bairro São Cristóvão. Trata-se de um caso autóctone, sem relato de viagens a outros municípios ou estados, freqüentando apenas o bairro do IPSEP, no mesmo município antes do surgimento dos sintomas”, informou a Secretaria de Saúde, através de divulgação de uma nota técnica.

Providências

Secretaria Municipal de Saúde informou – através de nota técnica – que,  junto com a Equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando diariamente ações de combate ao mosquito visando reduzir os índices de infestação do agente transmissor da Dengue e consequentemente minimizar os avanços da transmissão do vírus na cidade.

Entre as principais medidas tomadas, o órgão frisa: a intensificação do combate ao vetor da doença com ampliação da cobertura da nebulização em todos os bairros com registros de casos suspeitos e realização das atividades de educação em saúde e mobilização social, coleta de amostras sorológica dos casos suspeitos de Dengue pela equipe da vigilância epidemiológica e reuniões técnicas semanais com coordenadores de vigilância epidemiológica e ambiental.