O Ministério da Saúde reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para as pessoas que precisam de uma cirurgia bariátrica, em casos que há risco de morte do paciente. A iniciativa foi tomada com base em estudos que apontam o aumento crescente da obesidade entre os adolescentes, como a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF), que verificou que na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso – em 1970, o índice estava em 3,7%.

Permanece a orientação de utilizar a cirurgia bariátrica, no Sistema Único de Saúde (SUS), como último recurso para perda de peso. Antes de fazer a cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, o paciente é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos em relação a esse e outros métodos convencionais, a cirurgia é recomendada.

De acordo com o Ministério da Saúde, as ações primárias e de prevenção da obesidade continuarão sendo fortalecidas por meio do incentivo à mudança dos hábitos de vida da população. O ministro Alexandre Padilha destaca também a importância de aprimorar outras questões. “Estamos sugerindo ainda reajuste do valor pago pela cirurgia bariátrica, incorporação de equipe multiprofissional, introdução de novas técnicas, tanto cirúrgicas quanto de recomposição plástica”, afirma. Mais informações: www.saude.gov.br Disque Saúde 136

Assessoria