Do Diario de PE

O SBT colocou em sua programação, a partir desta terça-feira (3), duas vinhetas com temáticas nacionalistas. Uma delas usa a canção Pra frente Brasil, conhecida como a música-tema da seleção da Copa de 1970.

A outra traz o hino nacional seguido por uma narração de Carlos Roberto ao final. Na versão mais polêmica, ele diz: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

A frase ficou conhecida como um dos principais slogans do período da ditadura militar brasileira, associada à repressão de movimentos e ideias contrários ao governo.

O slogan surgiu durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, entre 1969 e 1974, período conhecido como Anos de Chumbo, em que os governantes tinham o poder de punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Ao Diario, a assessoria de comunicação do SBT afirmou que não vai comentar o motivo da circulação dos vídeos por “questões estratégicas”.

De acordo com blog Notícias da TV, da Uol, uma fonte ligada ao canal afirmou que os vídeos foram feitos a pedido de Silvio Santos, como um apoio ao presidente eleito Jair Bolsonaro.