Publicado às 10h12 desta sexta-feira (23)

Da SDS

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco lançou o Alerta Bike, um programa que vai ajudar a polícia a encontrar bicicletas roubadas.

Para isso é importante que você cadastre a sua bike no programa. Assim, quando o policial abordar algum suspeito, pode verificar por meio de um aplicativo se a bicicleta é roubada e quem é o verdadeiro dono.

Funciona assim: você entra no site http://alerta.sds.pe.gov.br e cria um login e senha. Então, você cadastra os seus dados pessoais e os dados da sua bicicleta. O sistema vai guiar para você ir preenchendo marca, modelo, tipo, aro, cor e anexar foto e nota fiscal da bike.

Se você não tiver a nota fiscal original, disponibilizamos aqui abaixo um Modelo de Recibo de Compra e Venda de Bicicleta para ser usado, inibindo o comércio ilegal.

Por fim, a última etapa é informar o chassi da bicicleta, uma numeração que pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta.

O campo “Descrição” merece uma atenção especial, pois aqui vale a pena informar detalhes da bicicleta como adesivos, manchas, amassados, qualquer coisa que identifique a sua bike. Também é importante colocar aqui o número de série dos acessórios e partes da sua bike, além do chassi do quadro.

Caso o cidadão seja furtado ou roubado, ele entra no site e clica no botão de alerta.

Mas, atenção, o boletim de ocorrência precisa ser realizado até 48 horas após o registro no site, senão, automaticamente o sistema retira o sinal de alerta.Cadastre-se aqui no Alerta Bike e deixe sua bicicleta mais segura.

Veja também:   Caminhão da coleta perde controle e colide com moto em ST

Neste link, a SDS disponibiliza um Modelo de Recibo de Compra e Venda de Bicicleta, para ser usado pelo cidadão que não tem a nota fiscal original.