Do UOL

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), afirmou hoje, durante o UOL Entrevista, que se o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello mentir de novo à comissão “sairá algemado [da sessão]”. O requerimento para a reconvocação de Pazuello será votado amanhã. “Não posso afirmar que vou prendê-lo, mas pode ter certeza que, se ele mentir… Se ele tiver um habeas corpus, eu não poderei prendê-lo. Manda ele sem habeas corpus lá, ele não vai brincar mais com a CPI e a população brasileira”, afirmou Aziz durante a entrevista, conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral e pelos colunistas Josias de Souza e Thaís Oyama.

O desrespeito não foi a mim e aos senadores. Foi um desrespeito à sociedade brasileira e ao Exército brasileiro. Se ele mentir, sairá algemado de lá. O senador disse que, durante o primeiro depoimento, Pazuello deu versões conflitantes sobre as negociações por vacina por parte do governo federal, por isso há o requerimento para ouvi-lo novamente. “Quando eu digo ‘no máximo o presidente mentiu, e mentira não leva ninguém à cadeia’, é baseado no que o Pazuello falou. O presidente, um dia, diz que quem manda é ele e que não vai comprar vacina nenhuma. Aí o Pazuello chega, a gente faz essa pergunta e ele diz: ‘não, eu nunca recebi essa ordem, por isso estava negociando a vacina’. Foi baseado nisso”, explicou Aziz. Aziz ainda falou que, diferentemente do que aconteceu no depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten — que teve a prisão pedida pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB), o que foi descartado por Aziz —, um pedido de prisão hoje não afetaria a credibilidade da comissão. Isso porque, na avaliação dele, a CPI já se encontra “consolidada”

Veja também:   SAMU de ST: Duque diz que não vai inaugurar obra para ser cobrado por atrasos nos salários

“A atitude que eu tomei em relação ao Fabio Wajngarten… Os próximos depoentes não esperem que eu tenha a paciência. Se eu amanhã tomar a decisão de prender um depoente mentiroso, pode ter certeza que a CPI não acabará. Acabaria [no episódio de Wajngarten] porque estava no início. Hoje não. Hoje está consolidada”. Pazuello já falou à comissão nos dias 19 e 20 de maio. A participação dele foi dividida em dois dias devido à extensão do primeiro dia de depoimento —quando, além disso, o ex-ministro teve um mal-estar.

Veja também:   Delegado revela desfecho do tumulto em escola de ST

O pedido de um novo depoimento ganhou mais força após a participação de Pazuello, ontem, em um ato de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Rio de Janeiro. Houve aglomeração e tanto o ex-ministro como Bolsonaro participaram do evento sem o uso de máscara. Hoje, Aziz declarou que as imagens da manifestação serão documentadas na CPI para auxiliar os trabalhos de investigação da comissão. “Lógico que isso vai ser analisado pela CPI, não tenha dúvida”, disse o senador. Ele classificou os apoiadores de Bolsonaro que participaram do ato como “motoqueiros do apocalipse” e disse que “preencher o ego do presidente não vai salvar vidas”.

Veja também:   Márcia entrega obra da Afonso Magalhães nesta 6ª