Publicado às 04h desta sexta-feira (29)

“O prefeito de Serra Talhada, me perdoe, não estou querendo falar dele, mas ele não tem legitimidade ética e moral para convocar ninguém para ir para rua por causa de governo golpista”.

A frase ácida partiu do secretário de Transportes do Estado e deputado federal licenciado Sebastião Oliveira (PR), em entrevista nesta quinta (28), diante o que tachou de postura dúbia de Luciano Duque frente ao governo Temer.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM, Sebastião analisou o comportamento do prefeito, que recebeu esta semana o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Serra Talhada e não poupou elogios e afagos ao emissário do rejeitado Michel Temer (PMDB).

“Existe uma distância muito grande entre o discurso hipócrita que é feito pelo prefeito e a verdade, a realidade que acontece”, disparou ‘Sebá’, reforçando: “O meu discurso sempre é único, eu não tenho hipocrisia no meu discurso. Apesar de uma relação muito boa com o Mauricio Quintela, eu não vivo posando com ministro do governo Temer, eu não vivo posando com quem tirou a Dilma do poder”.

CERCADO POR ‘GOLPISTAS’

Sebastião enfatizou ainda que o prefeito Duque anda afagando uma penca de deputados federais que votaram a favor do impeachment de Dilma e aproveitou para lembrar que não votou a favor da saída de da petista, diferente dos atuais aliados de Luciano.

“Ele (Duque) se cerca e se arrodeia de todos os deputados que botaram a Dilma para fora, se você olhar todos os deputados que estão no palanque do prefeito, que ele faz questão de colocar vereador com um, vereador com outro. O que a população precisa lembrar é que na hora de tirar a Dilma e botar ela para casa, não fui eu quem fiz isso. Na hora de botar a Dilma para fora e botar ela para casa eles (deputados) botaram. E eu não, o meu voto valia para ela ficar. Todos os deputados federais que cercam o governo do atual prefeito (Duque), todos sem exceção que tem votos com os vereadores e as lideranças do prefeito, foram lá e botaram a Dilma para fora. E agora estão querendo posar de paladinos da ética e da moral”, analisou.

POSE PARA FOTOS?

Em sua crítica, Sebastião revela que no lugar de Luciano Duque, diante as críticas que o prefeito tem lançado ao governo Michel Temer, nem sequer posaria para fotos com os membros da cúpula do governo federal.

“Eu jamais faria um discurso desse e estaria posando para fotos. Já fui convidado pelo ministro Mendonça Filho para visitar cidades, inclusive Serra Talhada, mas achei que pelo posicionamento que tenho em relação ao governador Paulo Câmara, por ser meu amigo. E acho que não teria nenhum problema institucional, pessoalmente me dou muito bem com o ministro Mendonça Filho, me dou com o ministro Bruno Araújo, mas você não vê foto minha posando com Mendonça Filho e nem com Bruno Araújo. E muito menos ir atrás de estar com eles, mesmo em municípios que eu sou convocado”.

A FAVOR DE PERNAMBUCO

Sebastião, no entanto, se viu impelido a relembrar sua postura contrária à denúncia apresentada pelo então procurador geral de República, Rodrigo Janot, em outubro passado.

A denúncia colocou Temer no centro de um organização criminosa e o denunciou também por obstrução de Justiça [relembre]. Sebastião explicou que pensou em Pernambuco, diante o perigo de perder recursos já garantidos.

“Eu sou um cara transparente e não me escondo atrás das posições que eu tomo. Eu tive convicção que se retirar o presidente nesse momento era muito pior do que mantê-lo, a economia se desmantelava. Essa era a minha opinião e eu fui pragmático, tachativo e tenho convicção que não errei, porque se culpado ele for o julgamento será feito após a sua gestão”, justificou ‘Sebá’, detalhando:

“Ao passo que isso nunca poderia atrapalhar a construção do aeroporto, das alças em Vazinha, dos investimentos em Floresta e em tantos municípios que o ministério dos Transportes vem fazendo em Pernambuco, e inclusive, gerando empregos e obras importantes. Como é o caso da BR-101, do Recife; duplicação da 104, o aeroporto de Fernando de Noronha. Então, é um conjunto de investimentos que eu hoje não conheço nenhuma secretaria no governo de Pernambuco que tenha conseguido fazer as parcerias que eu fiz com o ministro Maurício Quintela e trazer as obras que eu estou trazendo para Pernambuco”.