Após ingressar com dois projetos de lei para emancipar os distritos de Bom Nome e Carmo, na região de São José do Belmonte, no Sertão Central, o deputado Sebastião Oliveira (PR) não descarta lutar pela emancipação dos distritos de Santa Rita, Bernardo Vieira e Água Branca – todos na zona rural de Serra Talhada. Ele revelou o desejo durante entrevista ao jornalista Magno Martins, nesta quinta-feira (13).

“Juntando a população destes distritos existe a viabilidade de ser um novo município. São cerca de 15 mil habitantes e 10 mil eleitores”, contabilizou Sebastião Oliveira. Ele confessou que ainda não tomou esta iniciativa porque pode haver entraves quanta a sede da futura cidade. “Este é o principal problema: quem seria o município e quem seriam as sedes. Teria que haver consenso entre as partes. Não ingressei ainda com este projeto porque quero ouvir a população”, ratificou Oliveira.

REALIDADE

Atualmente, os três distritos citados pelo deputado Sebastião Oliveira têm um cotidiano de dificuldades. Não só em função da estiagem que castiga a região mas, principalmente, pela falta de infraestrutura básica. Em nenhum deles os serviços de saúde funcionam a contento e a má qualidade das estradas dificulta o acesso as comunidades. Entretanto, não há clareza se a emancipação seria a certeza de dias melhores.