Publicado às 05h40 desta segunda-feira (16)

O empreendedorismo é o primeiro passo para muitas pessoas que almejam abrir o próprio negócio, e o Microempreendedor Individual (MEI) é a porta de entrada para essa maioria que visa uma nova opção de renda. Pensando em orientar esse público que pretende abrir uma empresa ou que já é formalizado mas precisa se capacitar, o Sebrae vai realizar a Semana do MEI em todo o Brasil, entre os dias 16 e 20 de maio, nos formatos on-line e presencial.

Em Pernambuco, a programação vai contemplar as sete Unidades do Sebrae no estado, que estão localizadas em Recife, Zona da Mata, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina e Petrolina, com conteúdos específicos e organizados de acordo com cada região. Com o tema “Quando você se capacita, tudo facilita!”, o evento, que é gratuito, vai oferecer aos participantes palestras, oficinas, capacitações e consultorias, que vão abordar temáticas que envolvem planejamento, finanças, marketing e inovação, contribuindo para o aprendizado dos empreendedores e gerando novas oportunidades para os negócios.

“A Semana do MEI é um evento muito importante, destinado a um público especial para o Sebrae, que é o microempreendedor individual. Hoje, no Brasil temos cerca de 11 milhões de MEIs, dos quais 320 mil estão em Pernambuco. Só em 2021 o Sebrae-PE atendeu mais de 80 mil microempreendedores individuais e, especificamente na semana do evento, atendeu mais de 18 mil clientes, comprovando a importância da data e o destaque que é dado ao público nesse período”, ressalta a analista do Sebrae/PE, Gleyce Ramos.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério da Economia, só em março deste ano, os pequenos negócios tiveram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos em todo o país. Só em Pernambuco foram gerados 9.202 empregos no primeiro trimestre do ano.

Mutirão MEI

O Mutirão MEI é uma estratégia de atendimento para os microempreendedores individuais adotada pelo Sebrae-PE. Em especial neste ano, está sendo realizada uma ação durante todo o mês de maio, em parceria com as salas do empreendedor, bancos e outros atores. Com aproximadamente 80 salas espalhadas pelo estado, com mais 170 atividades. O objetivo do Mutirão é o de potencializar o atendimento e se aproximar ainda mais dos pequenos negócios, levando para as cidades pernambucanas capacitação, consultorias, feiras, entre outros conteúdos.

Serviço

Para mais informações sobre a programação, além das inscrições para a Semana do MEI, os interessados devem acessar o portal do Sebrae/PE por meio do link https://bit.ly/semana-do-mei-2022 .