Os carros pipas que abastecem o canteiro de obras da PE-418 – que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita – estão retirando água do Açude Saco, na Fazenda Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na  Capital do Xaxado. O procedimento, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), coloca em risco o abastecimento das famílias que residem no entorno do reservatório.

A denúncia de que isso vem ocorrendo foi feita pelo vereador Zé Pereira (PT) durante o protesto na BR-232, nesta manhã de quinta-feira, e ratificada pelo ex-secretário de Turismo, Nailson Gomes, que realiza trabalhos constantes com a comunidade do local. “Num período difícil como este, estão tirando água para fazer a estrada de Santa Rita e vai acabar prejudicando os agricultores. É preciso dar um basta nisso”, avisou Zé Pereira. 

O ex-secretário Nailson Gomes confirmou que pelo menos dez carros-pipas estão captando água diariamente do local. “Inclusive foi instala um moto-bomba sem autorização do IPA”, denuncia Nailson, garantindo que pelo menos 100 pessoas dependem da água do açude Saco.

“Não se consome a água mas todos utilizam para outros fins. É inadmissível o que está acontecendo”. Há cerca de 15 dias o Dnocs proibiu que carros-pipas retirassem água do açude Cachoeia II, que abastece Serra Talhada. O alvo agora é o manancial da fazenda saco. A expectativa é que os pipeiros que estão captando água no reservatório para empregar na estrada PE-418 sejam notificados.