Programa Falando Francamente – Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

O Programa Falando Francamente recebeu na manhã desta última quarta-feira (07) a Secretária Municipal da Mulher Vera Gama e a Luziana Fernandes, do CEAM, para falar sobre a “Campanha Meu Corpo não é sua Folia” que acontece durante este período festivo do carnaval.

Vera explicou que a ação é trabalhada conjuntamente com a Fundação de Cultura do Município, representada pelo Presidente Josenildo Barbosa, e que o objetivo da campanha é evitar casos de violência contra as mulheres.

“Vamos visitar todos os blocos levando a mensagem, entregando o material. Carnaval é momento de descontração, de brincadeira. Tem que ter respeito. Essa campanha é desde o ano passado  que deu certo e a gente vai continuar”, contou Vera.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Luziana Fernandes, Coordenadora do Centro Especializado em Atendimento à Mulher  Francisca Godoy – CEAM, explicou que a campanha terá como foco o problema da importunação sexual, ou seja, o ato de tocar ou incomodar uma mulher sem o consentimento dela. A tal aconselhou que as mulheres sempre busquem uma rede de apoio durante os festejos.

“A gente sabe que neste período carnavalesco aumenta em 20% a questão da violência sexual contra a mulher. E a gente vem nessa perspectiva de ‘folia sim, mas o respeito deve prevalecer’. Os blocos têm o dever de trabalhar esta temática dentro destes dias de carnaval” , explicou a coordenadora.

Aproveite a folia sem violência

A Secretaria da Mulher e o – CEAM entregaram materiais explicativos e com telefones úteis para serem utilizados em casos de violência de gênero. Confira os principais números.

CEAM: – 87 – 99610-5152

Central de Atendimento à Mulher: 180

Ouvidoria da Mulher em Pernambuco: 0800 281 8187

Polícia Militar: 190

Acompanhe a entrevista completa aqui