Publicado às 03h45 desta terça-feira (22)

A secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina, não só festejou as metas conquistadas por Serra Talhada no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), como acabou dando um ‘troco’ aos que fazem oposição ao governo Luciano Duque (PT) ao longo dos anos.

Durante entrevista ao programa Frequência Democrática, nessa segunda-feira (21), a secretária também acusou os oposicionistas de ter fechado escolas quando eram gestores.

“Essa oposição que hoje nos critica, fechou 18 escolas por outros motivos bem parecidos, o único motivo que não é comum ao nosso é que eles não primavam pela educação de qualidade, era apenas pela insuficiência de alunos. E agora se expõe gravando vídeos querendo ganhar politicamente em cima da educação. A hora agora é da gente receber elogios, apoio”, disse Marta Cristina, que também comentou as críticas que vem recebendo, por ser natural do município de Brejinho, no Sertão do Pajeú.

“Foi por uma educação de qualidade, por uma alfabetização de qualidade, foi para fazer jus a confiança do Prefeito Luciano Duque, que levou tanta pancada, porque trouxe uma forasteira. Lutamos tanto e hoje a gente apresenta para população de Serra Talhada os nossos avanços, o nosso crescimento”.

NÚMEROS SÃO DA EQUIPE

Ainda durante a entrevista, Marta Cristina assumiu que esta conquista do Ideb teve início quando o prefeito Duque decidiu fechar parceria com a Fundação Leman, do Ceará, mas fez questão de reforçar que todos os envolvidos na arte de educar são responsáveis.

“Deixa só eu dizer uma coisa. Esses resultados são pessoas, são professores, são alunos, são pais, são servidores, é uma equipe. As pessoas que tentaram nos descredibilizar com aquela polêmica do fechamento das escolas, da paralisação. Era por uma alfabetização melhor, era por uma escola melhor que a gente comprou todas essas brigas. A gente tinha 20 escolas avaliadas nos anos finais, a gente tinha 10 escolas abaixo de 6, hoje a gente tem apenas 3 escolas. Tínhamos vários resultados com a nota 3 ainda e hoje nós só temos 3 escolas com nota abaixo da média, e vamos mudar isso”.