Secretaria de Saúde de PE emite nota sobre morte de idoso em STPublicado às 13h18 desta terça-feira (23)

Continua a polêmica em torno da morte do idoso Antônio Lopes, 68 anos, morador do bairro da Cagepe, em Serra Talhada. Seu corpo foi encontrado no Centro da cidade, nessa segunda-feira (22), após ter desaparecido desde a última sexta-feira (19).

Em conversa com o Farol, familiares da vítima acusaram o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) de negligência. “Isso procede sim. Se eles [o Hospam] não tivessem liberado meu pai ele estaria vivo. Pois meu pai foi liberado sozinho sem saber para onde ir. Eu perdi uma parte de mim por conta da irresponsabilidade deles”, disse a filha Ana Paula Lopes.

Nesta terça-feira (230, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu nota sobre o assunto. Leia abaixo:

NOTA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

A direção do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) informa que no último dia 19/08 (sexta-feira) o paciente citado foi admitido no serviço com quadro de hipertensão, sendo realizado o atendimento pela equipe de plantão e a prescrição de medicação visando à melhora do quadro clínico. Ainda na ocasião, o paciente que apresentava um pequeno ferimento, passou por uma sutura.

Antes mesmo da conclusão do tratamento medicamentoso prescrito pelos profissionais do Hospam, o paciente resolveu deixar a unidade de saúde por conta própria. É importante destacar que o paciente buscou atendimento no hospital de forma espontânea e sem acompanhamento.

A unidade salienta que qualquer paciente com capacidade de discernimento tem autonomia para exercer seu poder de escolha em permanecer ou não em um serviço de saúde e receber assistência da equipe multidisciplinar. É importante frisar ainda que desde o momento da admissão no hospital, o paciente estava consciente e orientado. A direção do Hospam se solidariza com os familiares do paciente e reforça que está à disposição destes para sanar as dúvidas sobre o atendimento ofertado ao paciente no período que este no serviço.