Publicado às 04h18 desta quarta-feira (1)

Após matéria publicado no Farol que relata elogios do professor Dinho Duarte, infectado por Covid-19, ao Hospam, e o sentimento de ausência, segundo a família, por parte da Secretária Municipal de Saúde,  o órgão emitiu uma nota nesta quarta-feira (1) explicando todos os processos assistenciais à família de Dinho.

Em nota, assegura que prestou toda assistência a ele a aos familiares, e que tudo ocorreu dentro dos protocolos da Covid-19.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde informa que prestou toda a assistência a José Luiz Duarte (Dinho Duarte) e seus familiares, de acordo com os protocolos de Covid-19. No último dia 22 de junho, Dinho Duarte procurou a unidade de saúde da AABB/Várzea juntamente com a esposa Ericlécia Carlos, o irmão Rogério Duarte e a esposa deste, Eduégina Carlos, todos com suspeitas de Covid-19. Todos foram avaliados pela médica e pela enfermeira da unidade dentro dos protocolos de Covid-19.

Dinho Duarte apresentava baixa saturação de oxigênio, de 87%, recebeu os atendimentos iniciais na unidade e de imediato foi encaminhado ao Hospam, resistindo ao internamento hospitalar no início, momento em que a médica da unidade reuniu os quatro pacientes e explicou a importância de Dinho ir ao Hospam com urgência, devido seu quadro de saúde.

Os outros três familiares receberam toda a medicação em domicílio pela equipe da Farmácia Básica Municipal, sendo que no mesmo dia, 22 de junho, a Secretaria de Saúde realizou o exame de Swab em Rogério Duarte, obtendo resultado positivo.

Nos dias seguintes, a médica da unidade de saúde AABB/Várzea manteve contato diário por telefone com Rogério Duarte para acompanhar a evolução do seu quadro de saúde e a situação dos demais familiares que se encontravam em isolamento domiciliar, aguardando o tempo necessário para aplicação dos testes rápidos, que de acordo com o protocolo, deve ser feito somente após o oitavo ou décimo dia do surgimento dos primeiros sintomas.

Na última segunda-feira, 29 de junho, a Secretaria de Saúde entregou as guias autorizadas para a família realizar os testes rápidos no Laboratório Municipal José Paulo Terto, sendo aplicados os testes nas esposas de Dinho e Rogério, nos filhos e sogros de ambos, todos testando negativo. Ainda na segunda-feira, 29, Ericlécia Carlos e o filho retornaram à unidade de saúde AABB/Várzea, onde Ericlécia foi novamente medicada e o filho recebeu a primeira medicação, uma vez que não havia apresentando sintomas anteriormente.

A Secretaria de Saúde explica que mesmo os testes rápidos dos familiares tendo dado negativo, se persistirem os sintomas os testes poderão ser aplicados novamente.

Família de Dinho Duarte faz elogios ao Hospam