Foto: Farol de Notícias/Celso Garcia

Publicado às 05h55 desta quarta-feira (30)

O secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues, foi o convidado do programa Falando Francamente, nessa terça-feira (29), na TV Farol. Ele fez um balanço positivo do ano 2022, com destaque para ações como o Disque Verde e programa de reciclagem, mas não fugiu do debate político. Ao ser questionado se o Partido dos Trabalhadores (PT) deveria ser ouvido sobre a reforma no secretariado já anunciada pela prefeita Márcia Conrado, para dezembro, Rodrigues foi enfático.

“O que eu posso dizer é que o partido tem sido ouvido. Não nessa questão da reforma, até mesmo porque eu tenho mais conhecimento através de boatos, ao invés de apurar a veracidade ou não. Eu prefiro trabalhar e continuar trabalhando, mas outros assuntos a prefeita [Márcia Conrado] tem sentando, e eu acredito, como ela tem tido essa postura, deve sentar com o partido. Apesar que eu acho que o partido não pode ser, digamos, o ponto central para norteá-la na reforma”, disse  secretário, complementando:

“A reforma é algo que tem que partir dela, mas isso não impede de ouvir o partido. Eu acho que é sadio, é muito importante ouvir para no final fazer ponderações dela e tomar uma atitude; mas nas outras questões, ela tem ouvido, tem sentado com a gente, e eu posso dizer como petista”.

PRIORIDADE

Ainda durante a entrevista, Sinézio Rodrigues disse que a postura da prefeita tem sido fundamental para a aplicação de politicas públicas em defesa do meio ambiente em Serra Talhada. 

“Ela não tem nos faltado na política ambiental, quando fui convidado para ser secretário, eu disse: “Doutora, a política ambiental vai ser uma política tão importante quanto outras políticas?”, porque geralmente os governos colocam educação e saúde e não conseguem atrelar que meio ambiente pertence a essas secretarias. Quando a gente trabalha a política ambiental da forma adequada, a gente vai minimizar os efeitos nessas outras áreas. Ela colocou para mim: “Sinézio, a Secretaria de Meio Ambiente será uma política de prioridade do governo, e não apenas da Secretaria, é uma política de governo e portanto vai ser prioritária”. Eu tenho testemunhado essa prioridade junto com outras secretarias, porque é muito importante a gente ressaltar isso”.

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol: