gilson e josenildo

Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva

Mais um desafio para a oposição foi lançado pelo governo Luciano Duque, desta vez feito pelo secretário Josenildo Barbosa, da secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial. A disputa partiu da denúncia feita pelo vereador Gilson Pereira (PROS) sobre um suposto esquema de “desmandos, falcatruas e fraudes” no programa Bolsa Família na Capital do Xaxado. Segundo o parlamentar, no país as fraudes no programa está acima dos R$ 2 bilhões e Pernambuco estre os principais alvos. Em entrevista ao FAROL DE NOTÍCIAS, na manhã desta quinta-feira (9), Josenildo afirma que as denúncias são de caráter político eleitoral e pede que Gilson prove as alegações.

Veja também:   Corpo de professor com família em ST é encontrado

“A população precisa ter muito cuidado, se aproxima o processo eleitoral e toda vez que a gente encontra quem quer aparecer, com o vereador não seria diferente, ele gosta muito de luz. O que eu posso dizer para ele é dê uma estudada no programa Bolsa Família. É muito forte o que ele diz, ele fala em desvios, falcatruas e fraudes. Desafio ele a me apresentar uma falcatrua comandada por mim ou pela minha equipe. A missão que me foi designada em 2005 foi de moralizar os programas sociais. Eu vou deixar uma pergunta para a população. Quem era o prefeito e a secretária de Assistência Social antes de 2005? Se eu cheguei para moralizar alguma coisa tinha antes”.

Veja também:   ENQUETE: População dividida quanto ao reajuste dos PMs de PE; veja nova pesquisa

josenildo

Ao FAROL, o coordenador do Bolsa Família há mais de 10 anos, Sebastião Pereira, informou que a secretaria atualiza o sistema a cada dois anos e nesse período podem surgir beneficiários que não necessitam do auxílio “No cadastro as respostas são auto-declaratórias, o Cadúnico não cruza informações automaticamente, fazemos visitas domiciliares, quatro dos nossos assistentes sociais concursados são de fora, não conhecem a população. Pode acontecer da pessoa conseguir renda, as pessoas deveriam vir atualizar. Recebemos denúncias de comerciantes que ficam com cartões de famílias para cobrir débitos, mas ele mesmo não tem cadastro”, disse Pereira.

Veja também:   Temer deixa de cumprir maioria das promessas

EM DEFESA DO SUAS E BOLSA FAMÍLIA

Em protesto, as ações do governo interino de Michel Temer que pretende efetivar mudanças no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e transferir o programa Bolsa Família, a equipe se reuniu na frente da secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial  para se posicionar contra. “Estamos contra uma série de medidas que o governo Temer tem desenhado, em uma delas a ida do Bolsa Família para o INSS. Questionamos essa possível ida porque o INSS não tem estrutura e vai prejudicar não só Serra Talhada, mas todas as pequenas cidades do entorno”, explicou o secretário.

protesto-sdsir protesto-sdsir2protesto-sdsir4