Foto: Celso García/Farol

Publicado às 19h45 desta sexta-feira (9)

O secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, apontou que “boa parte da população” deveria assumir a responsabilidade pela sujeira em ruas e terrenos baldios de Serra Talhada. A declaração aconteceu durante o Programa Falando Francamente, na TV FAROL no YouTube, esta semana.

Sinézio, por outro lado, defendeu que o governo Márcia Conrado vem cuidando bem da questão ambiental. “Eu garanto a vocês que o poder público está fazendo o possível para deixar Serra Talhada mais limpa”, afirmou.

“Com relação à questão do lixo, a gente há de concordar, que boa parte da população tem responsabilidade, porque as ruas estão sujas, porque os terrenos baldios estão sujos. A gente tem uma cultura que as pessoas não querem colocar o lixo na frente da sua casa. Eles querem colocar no canteiro de uma avenida, no estacionamento, na calçada de um praça. Querem colocar em uma estrutura que o outro vizinho criou um suporte para proteger dos animais. Então é uma questão de educação mesmo”, disse Sinézio.

“Quando eu falo ‘a população’ não estou generalizando, porque tem muita gente, inclusive que é um agente de conscientização. Eu recebo muitas reclamações: ‘O meu vizinho tem esse comportamento. Já falei com ele, ele disse que não vai mudar’. As pessoas precisam mudar se elas querem uma cidade bonita, verde, que as pessoas visitem e saiam daqui com uma boa impressão. As pessoas têm que mudar o comportamento e a gente conta com essa mudança”, afirmou o secretário.

“Isso nós vamos mudar com muita educação ambiental e conscientização. Esse problema traz consequências seríssimas. Quando eu descarto o meu lixo de forma errada. Coloco um dia antes, permito que os cães, que os gatos rasguem ali, se espalhem. A mosca pousa e vai para dentro da minha casa, o inseto pousa e vai para dentro da minha casa, levando doenças para mim. Daqui a pouco tem uma infecção intestinal, e não sabe porque. Por causa do teu comportamento falho”.

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol