Publicado às 14h desta terça (2)

O secretário de Obras de Serra Talhada, Cristiano Menezes, foi ao Programa Frequência Democrática, nesta terça-feira (2) defender o projeto de reforma da Praça Sérgio Magalhães, no Centro, após matéria publicada no Farol nessa segunda [veja aqui].

Cristiano disse que “dos que criticam, a gente sabe que muitos deles são da oposição”. Conforme o gestor de Obras, o prefeito Luciano Duque teria ficado chateado e triste com tantas ponderações negativas “porque ele [Duque], em três turnos, trabalha e se preocupa com Serra Talhada”.

Menezes, no entanto, admitiu que algumas críticas são razoáveis, especialmente, com relação à potência das lâmpadas balizadoras. E sinalizou que, em breve, as luminárias serão trocadas, como ocorreu na praça Barão do Pajeú. O secretário também disse que a reforma da Sérgio Magalhães está transformando o espaço numa “obra de arte” e que, diante disso, se dá por satisfeito.

“Eu acredito que as críticas que foram feitas, algumas delas são relevantes e acredito muito que isso parte da questão que a gente já fez tanta coisa por Serra Talhada que as pessoas estão com o senso de cobrar, e crítico ainda maior. Elas percebem que estamos trabalhando e querem participar dando sua opinião. Algumas [críticas] a gente de fato vê de fato que são desrespeitosas. Existe equívoco na potência da lâmpada? Existe. A potência da lâmpada foi especificada [no projeto] de forma equivocada. Ela [a projetista] pensou numa coisa e de fato deu outra”, admitiu Menezes, explicando:

“Na praça Barão do Pajeú foram substituídas todas para uma potência menor, porque os balizadores são para definir caminhos que as pessoas deve percorrer por dentro na praça. Agora criticar uma obra desse porte que transformou o coração de Serra Talhada novamente num cartão postal, que [antes] tinha aquela praça cheia de degraus totalmente inacessível, cheia de defeitos e um monte de lâmpadas que se faziam críticas… Então, nós transformamos as praças Barão do Pajeú e a Sérgio Magalhães numa obra de arte, disso não tenha dúvida. Eu, Cristiano Menezes, secretário de Obras, estou muito feliz com o resultado”.

BANCOS SEM ENCOSTO

Indagado sobre a possibilidade de retirar os bancos da Praça, com a possibilidade de substituí-los por assentos com encosto, Cristiano Menezes descartou a ideia pelo fato do projeto ter sido aprovado na Caixa Econômica contemplando esta arquitetura.

“Essa questão dos bancos já foi totalmente vencida. Isso a gente explicou lá atrás que os bancos foram projetados pela arquiteta, foram orçados e aprovados no orçamento da Caixa Econômica e não há como mudar. A questão dos bancos, infelizmente, não há como mudar. Os bancos da Praça Sérgio Magalhãe em toda a sua história eram sem encosto”, frisou.

‘MEME’ NA INTERNET

O secretário municipal de Obras também comentou o fato de fotos da Sérgio Magalhães, à noite, terem virado ‘memes’ nas redes sociais. Na brincadeira, chegam a comparar os balizadores da praça com o  aeroporto de Serra Talhada, que segue inacabado. Segundo Cristiano Menezes, estes críticos não têm credibilidade.

“São pessoas extremamente ligadas ao governador [Paulo Câmara] e a gestões de secretarias… E a gente nota que quando fazem uma brincadeira com a Praça [Sérgio Magalhães] sem dúvida faz uma crítica enorme ao atraso do aeroporto [Santa Magalhães]. Porque [o meme] brincou com a Praça, uma coisa que está em andamento, que é uma obra tão esperada, mas fez uma crítica sem querer [ao aeroporto]. Talvez pela vontade de nos criticar, de criticar a gestão do prefeito Luciano Duque [quem fez o meme] perdeu o senso e fez uma crítica lá ao atraso da obra do aeroporto. A gente espera que o aeroporto chegue. Nós não estamos torcendo contra não, estamos torcendo a favor”, disse Cristiano Menezes.

Leia mais

1ª etapa da Sérgio Magalhães gera polêmica