Publicado às 13h30 deste sábado (8)

Diante um vídeo e um texto polêmico enviado por uma mãe revoltada no bairro Ipsep, esta semana [assista abaixo], o secretário municipal de Obras, Cristiano Menezes, acionou o Farol para apresentar a versão da Prefeitura.

Ele explica que o governo está preparando ali uma grande praça e que as obras ficaram prejudicadas com as últimas chuvas. Uma das primeiras medidas, diz Menezes, é tentar sanar o problema do esgoto próximo à escola municipal Zuleide Feitoza de Carvalho, na Rua Antônio Inácio de Medeiros.

A leitora denunciou ao Farol a situação de dezenas de que crianças que precisam ir a pé para o educandário e estão enfrentando sérias dificuldades devido à lama e correndo risco de saúde, já que a terra estaria misturada com esgoto. Confira a resposta do secretário.

SECRETÁRIO DE OBRAS – CRISTIANO MENEZES

O que está sendo feito ali é exatamente acabando com o esgoto a céu aberto que existia dentro daquele canal que hoje só passa água de chuva, tinha um esgoto a céu aberto colado com a escola. Era questão de 10 a 15 metros que o esgoto passava da escola.

Ali tinha um matagal antigamente e a intervenção da Prefeitura já é isso, tirando todo o esgoto a céu aberto ali no entorno da escola para a implantação da futura praça do Ipsep. Teremos ali a maior praça, inclusive, de Serra Talhada.

Essa praça vai abraçar uma grande área contemplando toda a escola e aquele terreno ali. Infelizmente, com as chuvas, com o volume de água que desceu ali, houve danos às tubulações que foram refeitas para ficarem corretas.

A Secretaria de Obras, e eu como engenheiro, ainda não sei fazer obras sem causar transtorno, inclusive com a chuva como foi a de ontem (madrugada da quarta, 5), caíram quase 40 mm de água rapidamente, então causou um transtorno. A outra resposta é que, afirmar que não tinha ninguém trabalhando no local, isso é injusto.

Hoje (quinta-feira, 6) lá tinha oito homens trabalhando, o prefeito esteve lá, eu estive lá. Então, tudo está caminhando normalmente. Os danos ocorreram realmente devido as chuvas. A situação de lama, de terra e de bagunça ali provavelmente durará uns dias devido a intervenção que está sendo feita.

Mas logo logo a gente dará início a obra da praça e num início muito próximo a pavimentação de todas aquelas ruas ali do entorno da praça, que saem da José Paulo Terto e chega na Antônio Inácio de Medeiros. Então, incansavelmente nós estamos trabalhando para resolver aquela problemática e trazer muito mais benefício para o Ipsep, como foi a creche, as ruas asfaltadas, a escola, os postos de saúde.