Durante entrevista coletiva realizada nessa quinta-feira (10), na sala de reuniões da prefeitura, o secretário de Finanças de Serra Talhada, Marcondes Osório, deixou claro que o município não poder viver exclusivamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). E, por isso, terá que alavancar a receita própria. Um dos alvos é aumentar a arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

“Vamos tentar baixar a inadimplência e fazer com que todos contribuam. Apenas uma parte da população paga os tributos e a outra parte aproveita os serviços da mesma forma. Vamos mudar a forma de arrecadação. Não haverá aumento do IPTU, mas uma correção normal em torno de 5% a 6%. Repito que a arrecadação do município de Serra Talhada não é condizente com o porte da cidade”, avaliou Marcondes Osório.

Pelas estimativas da prefeitura, são emitidos cerca de 30 mil carnês do IPTU atualmente, mas apenas cerca de 5 mil contribuintes cumprem com o dever de pagar. A decisão do governo em aumentar as receitas não acarreta, necessariamente, segundo o secretário, no aumento da tributação. Os loteamentos clandestinos também serão alvos de fiscalização por parte da Secretaria de Finanças.