Da CNN Brasil

Um segundo ex-policial de Minneapolis, que aguarda julgamento pela morte de George Floyd, foi libertado da prisão. A fiança de J. Alexander Kueng foi de US $ 750.000 e ele deixou a cadeia do condado de Hennepin na noite de sexta-feira (19) por “fiança e libertação condicional”.

Kueng foi um dos quatro policiais envolvidos na prisão de Floyd, no dia do feriado americano Memorial Day, por suspeita de usar uma nota falsificada de US $ 20. A prisão levou à morte de Floyd, que provocou protestos globais contra a injustiça racial e a má conduta policial.

Outro ex-policial, Thomas Lane, 37, foi libertado no início deste mês sob fiança de US $ 750.000.

Relembre o caso

A morte de Floyd foi registrada pela população em vídeo. As imagens mostravam o então policial Derek Chauvin pressionando o joelho no pescoço de Floyd, enquanto ele estava no chão do lado de fora da viatura. Floyd disse repetidamente que não conseguia respirar e foi declarado morto ao chegar no hospital.

As acusações

Chauvin foi acusado de assassinato em segundo grau. Os outros três policiais que estavam no local – Lane, Kueng e Tou Thao – foram acusados de ajudar e favorecer o assassinato em segundo grau. A fiança de Chauvin foi fixada em US $ 1,25 milhão.

Como seus três colegas, ele recebeu uma fiança reduzida de US $ 1 milhão se concordar com certas condições, incluindo não trabalhar em segurança ou aplicação da lei, não ter contato com a família de Floyd, não sair de Minnesota e entregar todas as armas de fogo e autorizações.

Se ele pagar a fiança, sua libertação será supervisionada. Os outros três policiais foram detidos sob fiança de US $ 1 milhão, mas poderiam ser reduzidos para US $ 750.000, com condições.

Chauvin e Thao permanecem sob custódia.