insegurançaO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza audiência pública nesta quinta-feira (22) com vários municípios da região para discutir o tema da segurança pública. O encontro acontece em Serra Talhada, a partir das 15h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. A Capital do Xaxado tem procurado debater questões relativas à segurança desde o ano passado, quando o prefeito Luciano Duque sancionou lei criando o Conselho Municipal de Segurança.

Mas, até o momento, é difícil apontar resultados práticos do Conselho em termos de políticas de segurança que afetem diretamente o dia a dia da população. Desde que foi instalado, em novembro do ano passado, os índices de assassinatos na Capital do Xaxado só continuaram crescendo. Uma das principais promessas do Conselho era a instalação de câmeras em vários pontos da cidade.

Já na pauta proposta pelo MPPE junto aos governos, cada prefeitura deve aderir ao Pacto do Município pela Segurança Pública, que faz parte de um planejamento estratégico do Ministério Público para tentar diminuir e monitorar os índices de violência na região. Serra Talhada, por exemplo, tem contabilizado um dos anos mais difíceis.

Só neste início de 2014, já aconteceram 19 assassinatos. O número já é superior ao volume total de execuções registradas durante o ano de 2013. Diversos outros municípios da região como Triunfo, São José do Belmonte, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde estarão presentes na audiência desta quinta-feira.