Do Diario de Pernambuco

Foto: ROBERT ATANASOVSKI / AFP

Depois de conseguir aplicar mais de 2 milhões de vacinas contra a Covid-19, em um só dia, na última semana, o Brasil vê a campanha de imunização perder ritmo mais uma vez desde ontem, já que pelo menos cinco capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. As secretarias municipais de saúde de Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, João Pessoa, Salvador e São Paulo alegaram falta de doses. Isso impede a expansão da inclusão para novas faixas etárias, restringe a vacinação apenas às pessoas que precisam receber a segunda injeção e atrasa o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal.

Em São Paulo, porém, até mesmo a aplicação da dose complementar está suspensa. De acordo com o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, o município utilizou todo o estoque disponível para atender à demanda de imunização do final de semana. “Sempre tivemos a política de não usar a segunda dose, mas, tendo em vista o volume de pessoas que foram se vacinar, e por conta do atraso na entrega de vacinas, a Prefeitura optou por usá-la para poder evitar mais transtornos. Aguardamos que a vacina chegasse para que a gente continuasse, mas não aconteceu. Então, nós reestruturamos”, afirmou. A prefeitura paulistana avisou, no último sábado, ao Ministério da Saúde, sobre a possibilidade da falta de doses.

A suspensão ao emprego das doses no final de semana verificou-se, também, em Aracaju, que afirmou ter aplicado 100% das vacinas recebidas destinadas à primeira dose. Agora, o município aguarda a chegada de mais imunizantes para continuar a aplicação nos grupos que ainda esperam a chance de serem imunizados. “Por causa disso, a das pessoas com 39 e 38 anos está temporariamente suspensa até a chegada de novas doses das vacinas para a capital”, informou a Secretaria de Saúde. Já João Pessoa espera para hoje a chegada de mais fármacos, mas, ontem, o calendário previa somente a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.