agentes

Fotos: Alejandro Garcia / Farol

Cerca de 40 Agentes de Endemias de Serra Talhada compareceram ao plenário da Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira (2), para pedir ajuda aos parlamentares no sentido de fazer pressão junto ao governo federal quanto ao pagamento do piso salarial da categoria. Na Capital do Xaxado, apenas os Agentes Comunitários de Saúde recebem o piso estipulado em lei.

“O piso salarial do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Endemias (AE) é de R$ 1.014,00. Os agentes de saúde já recebem este valor que é repassado pelo Ministério da Saúde. Agora, os de Endemias, esse repasse ainda não é feito e eles recebem apenas o salário mínimo, mas 20% de insalubridade. A gente está aqui na Câmara de Vereadores para solicitar apoio dos parlamentares”, relatou Milton Guimarães, presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Serra Talhada.

Após ouvir as queixas dos trabalhadores, os vereadores se comprometeram a enviar um documento ao Ministério da Saúde cobrando respostas sobre o problema. “Vamos fazer um requerimento coletivo cobrando o repasse do Governo Federal”, declarou o vereador Pinheiro do São Miguel.

Já o vereador Nailson Gomes (PSC) confirmou que o município não vem recebendo os repasses devidos. “Falei com a secretária (Márcia Conrado) que confirmou que o piso não vinha sendo pago por falta de repasse do Governo Federal. A secretaria está com dificuldades em pagar por conta disso”, reforçou.

agentes 2

agentes 3