ministério-trabalho1
Foto: Farol de Notícias / Manu Silva
 
A Agência Regional do Ministério do Trabalho em Serra Talhada está há cerca de dois meses sem emitir carteiras de trabalho por falta de material. Em contato com o FAROL DE NOTÍCIAS, o empresário Élinton Oliveira afirmou que desde dezembro passado busca efetivar quatro funcionários, incluindo dois jovens aprendizes, mas não consegue porque os mesmos não têm ainda a profissional e também estão impossibilitados de fazer o documento devido ao problema na instituição federal. Segundo o empresário, a emissão do documento também está afetada em outras cidades da região.
 
“A gente está com uma dificuldade porque eu estou com quatro funcionários que vão trabalhar comigo na minha loja e eles não estão podendo trabalhar porque não têm a carteira profissional e dentro do Ministério do Trabalho não tem material desde dezembro do ano passado para fazer. Os meninos já foram diversas vezes e não tem material, já sai com eles daqui para Triunfo, para Flores para tentar fazer essas carteiras e lá também não conseguimos. Como eles não têm, não vão poder trabalhar porque não tem material. O rapaz diz que quando chega é muito pouco e não dura. Estamos tentando dar oportunidade até para o primeiro emprego de jovens na cidade, mas sem o documento não é possível”, denunciou Élinton. 
O OUTRO LADO
gerente-ministério-trabalhoA reportagem do FAROL procurou o Ministério do Trabalho de Serra Talhada para esclarecer as denúncias. De acordo com o gerente da instituição na Capital do Xaxado, Francisco Adolfo que explicou que o sistema de retirada dos documentos está previsto para normalizar somente de março. “O problema é que o ministério está informatizando o processo e desde o dia 12 de janeiro que as carteiras antigas deixaram de circular, às vezes chegam umas 500 e tiramos para o pessoal que chega, mas agora só temos para segunda via”, explicou o gerente acrescentando:
“Houve um atraso nesse processo de atualização do sistema, esperamos que a partir de março já esteja disponível para todos. Como aqui em Serra Talhada temos um órgão federal e outro estadual houve esse problema. As pessoas poderão tirar a carteira profissional na própria Agência do Trabalho, que agora deverá levar de 7 a 10 dias para receber, assim como a carteira de identidade”.