IMAGEM ILUSTRATIVA
IMAGEM ILUSTRATIVA

Uma recém-nascida morreu e outro bebê está internado após o Hospital do Município de Jutaí, a 751 quilômetros de Manaus, improvisar garrafas pet como máscaras de oxigênio. Filhos da dona de casa Francisca Neres, de 20 anos, o casal de gêmeos nasceu prematuro, na madrugada da última quinta-feira (28/1). Sem o devido suporte neonatal, a menina morreu 10 horas após o parto.

O menino Gabriel sobreviveu e teve alta do hospital no domingo (31/1), mas retornou durante a noite e foi internado. Na tarde de segunda-feira (1º/2), o bebê foi transportado para Manaus por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Na capital, ele foi encaminhado à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da Maternidade Ana Braga.

Veja também:   Jovem de 22 anos é morto a tiros em Balneário

Irmão de Francisca, o cabeleireiro Raimundo Neres, de 23 anos, que reside na capital, informou que a mãe estava preocupada com a saúde do menino. “Ele passou mal no domingo e todos ficaram desesperados para trazê-lo a Manaus. Deram alta para a criança e, depois, querem colocar a culpa na família”, protestou o tio das vítimas.

Acionada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), ainda no fim de semana, a direção do Hospital de Jutaí informou que “os gêmeos nasceram de 7 meses e que a menina tinha um quadro pulmonar mais debilitado.

Mesmo tendo sido submetida aos mesmos procedimentos que o irmão, ela não resistiu por causa do quadro de infecção respiratória aguda de etiologia alveolar, ocasionada por síndrome de membrana hialina, principal complicação de prematuridade.”

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

A direção destacou ainda que “a falta da máscara de venturi – que não estava disponível na unidade e que foi substituída pelo material improvisado de garrafa PET – não teria contribuído para o óbito do bebê.”

De acordo com a secretaria, “as circunstâncias do atendimento estão sendo apuradas, para as medidas cabíveis, além das providências imediatas já adotadas”. A Susam informou ainda que o médico que realizou o procedimento é contratado pela prefeitura de Jutaí.

Do Correio Brasiliense