Um grupo de pacientes do programa Tratamento Fora de Domicilio (TFD) procurou a redação do FAROL nesta terça-feira (17) e não escondeu a revolta com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os pacientes alegam que estão com consultas e cirurgias marcadas há dois meses, e quando foram em busca do transporte, tiveram a informações que não havia mais vagas no ônibus e nem mesmo um transporte auxiliar. O resultado é que todos foram parar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) onde prestaram queixa da prefeitura

“São sete pessoas que se encontram nesta situação o que revela um descaso da prefeitura com os pacientes. Estou com uma cirurgia dos rins marcada para amanhã (quarta-feira), estou esperando por isso há dois meses e recebo esta notícia. É um descaso e nos revolta. Vieram alegar que os carros estavam sem manutenção. E o que a gente ter haver com isso? Não temos culpa. A prefeitura poderia pelo menos nos ajudar com uma ajuda de custo para chegar até Recife”, lamentou Maciel Cândido da Silva (Foto), 29 anos, morador do bairro São Cristóvão.

Já a dona de casa Eliane de Lima Santos, moradora do bairro Tancredo Neves, afirmou que estava esperando ser atendida em Recife há dois meses e agora não sabe o que fazer. “Uma decepção. Faz um discurso, mas a realidade é outra”, lamentou.

O OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria de Saúde rebateu os argumentos dos pacientes, mas assegurou que o governo não negligenciou com relação ao TFD.

“Hoje, por exemplo, temos um ônibus com 50 passageiros e um veículo de passeio que viajaram para Recife; Uma van e duas ambulâncias que viajaram para Arcoverde; e uma van e uma ambulância que viajaram para Salgueiro. Portanto, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem dado a devida atenção aos pacientes do TFD, e com muita dedicação, tem buscado atender a todos para que possam restabelecer a sua saúde”, diz um dos trechos da nota.

Minutos antes da edição desta matéria, o paciente Maciel Cândido ligou para redação do FAROL informando que o problema foi sanado, devido a secretaria de Saúde ter agilizado um transporte para  os sete pacientes. “Quero agradecer ao FAROL por ter nos ajudado”, reforçou.